QI GONG - REFLEXÕES DE PE. MIRA.

31/01/2018 17:51
  1. Não há métodos na arte marcial, e se há algum é apenas vacuidade. Sem nenhum método fixo todos os métodos estarão ao seu alcance. A ação provém da inação e a imobilidade é a mãe de todos os movimentos.
  2. É preciso treinar o espírito humano, a força física e a flexibilidade bem como a harmonia e a elasticidade dos músculos. As formas não devem ser muito enfatizadas.
  3. Ao se mover, uma parte do corpo é acompanhada por todas as outras partes, de tal forma que não há extravasamento do espírito, nenhuma intenção aparece na expressão facial. E nenhuma energia (força) é desperdiçada fora dos pontos de contato. Enquanto isto, o modo de ser do praticante deve ser calmo, gracioso e a ação contínua.
  4. Este método se ocupa com a preservação da saúde. Visa prevenir e curar doenças e prolongar a vida. Assemelha-se aos exercícios respiratórios, mas se distingue deles de muitas formas. Nos exercícios respiratórios, alguns métodos enfatizam o treino da mente enquanto que outros o treino do corpo; uns são estáticos, enquanto que outros são dinâmicos. Neste método o treinamento da mente e do corpo são feitos simultaneamente, são estáticos e dinâmicos. Portanto, este método não provoca desvios do Qi (Chi) no corpo.
  5.  O porquê do não uso da força bruta nas Artes Marciais Místicas. Razões: 1) Prejudica a saúde, enrijece os músculos e imobiliza o corpo. 2) Num combate real o uso de força exaure todas as forças e habilidades. Os métodos são artificiais e não instintivos. Além disso, impedem ao praticante de tirar proveitos das forças do universo. 3) Ao se aplicar métodos com força os nervos do praticante se tornam restringidos e os movimentos hesitantes. 4) O uso de força bruta é uma forma disfarçada de resistência que provém do medo de ser atacado pelo adversário.
  6. O uso da força e da mente são uma e a mesma coisa. Aqui se entende por força não aquela que provém do sangue e dos músculos, mas da força viva que se obtém pela coordenação da contração e do relaxamento de todos os músculos comandados pela mente.
  7. A mente é um produto do espírito e a força é guiada pela mente. A mente atua como um comandante enquanto que a força é o exercito.
  8. Quando a mente está concentrada a força é solta, os músculos se tornam livres e soltos, os pelos se eriçam e a força pode ser sentida nas extremidades.
  9. O termo ‘Yi’ é usado para expressar a essência deste método e para expressar que esta arte enfatiza a mente e o espírito.
  10. Esta arte, além de ser um Caminho para exercitar o corpo, tem um alcance muito mais amplo. Tradicionalmente a moral é colocada acima de tudo, e os praticantes devem se guiar por outros princípios, como amar seus pais, respeitar os mais velhos, reverenciar os professores, se leal para com os amigos, agir de boa fé e mostrar benevolência. Ter o zelo de um cavaleiro, a piedade de um budista, o amor de um Cristo, a harmonia de um taoísta e aspirar a sacrificara si próprio em benefício dos outros. Sem estas qualidades jamais se poderá ser um mestre neste caminho.
  11. Os pré-requisitos essenciais para os aprendizes, sem os quais eles não poderão aprender este caminho e ainda que lhes seja ensinado jamais compreenderão a essência são: honestidade e compostura, espírito de perseverança e resolução, sentimento de fraternidade em relação a todo o gênero humano, agilidade e bravura.

 

 (Mestre Mira se referia ao Qi Gong Wubaomen de Mestre Sun Jun Qing, mas são observações pertinentes a todas as práticas de Qi Gong).