Meditação Andando

20/01/2013 17:50

 

O objetivo da meditação andando é a meditação andando simplesmente. Um ato de ir e não o de chegar. Cada passo é vida, é alegria, é paz. Por isso não há motivo para se apressar. Temos pressão suficiente em nossas atividades. Reservemos alguns momentos diários para percebermos a nós mesmos no espaço em que caminhamos. Aprendamos de novo a andar de modo natural e desenvolto. Sem vacilação, sem preocupação.

Esteja também consciente de sua respiração, sem tentar controlá-la. Ela irá nutrir seus passos.

Imprima conscientemente no chão a marca de seus passos. Esteja consciente de cada movimento. Imprima a marca de seu passo sobre a terra como um imperador imprimiria o selo num decreto real. Um decreto real pode trazer felicidade ou desgraça ao seu povo. Que seus passos sejam para paz e que você faça diferença no mundo em que anda.

Escolha um bom lugar onde possa dar uns 30 passos. Coloque-se no início deste caminho, solte os braços e feche os olhos por um momento. Conscientize-se de seu corpo, a pressão dos pés sobre o chão. Abra os olhos e deixe-se ficar presente e alerta.

Comece a andar lentamente. Ande com um senso de bem estar e dignidade.

Preste atenção ao seu corpo. Sinta as sensações de levantar o pé e a perna do chão, pisar no chão e sentir cada lado do corpo levantando, abaixando e sentindo cada passo enquanto anda. Relaxe e procure andar de uma forma fácil e natural. Dê passos firmes e corajosos.

Esteja atento à carga de preocupações, mágoas e perceba que carregá-las não o ajuda a resolver nenhum problema, mas o impede de sentir paz e alegria.

Quando chegar no fim do caminho, faça uma pequena pausa. Respire lentamente, e retorne prestando atenção ao primeiro passo, e aos demais que der.

Quando perceber que a mente está vagando, reconheça onde ela esteve vagueando: pensando, planejando, ouvindo, etc. Então retome seus passos com consciência deles e de sua respiração.

Você pode experimentar andar em ritmos diferentes: mais rápido, mais lento, sempre se mantendo presente em seu andar.

Você pode estar sempre atento onde estiver andando, seja na rua, numa praça, na praia, na calçada, ao se afastar do carro; meditar andando de uma maneira informal mas consciente.Isso o tornará mais desperto em seu próprio corpo.

Você vai aprender como desfrutar de um simples ato de andar e começar a unir seu corpo à sua mente, ao seu espírito.

Siga em frente com dignidade, calma e conforto.

Abra seu coração e desfrute da caminhada, dos encontros que você terá em seu andar pelo mundo!

 

Texto baseado e trechos extraídos dos livros abaixo relacionados.

KORNFIELD, Jack- Um Caminho com O Coração

São Paulo, Cultrix, 1993.
HANH, Thich Nhat- Meditação Andando, Petrópolis, Vozes, 1985.
(organização Teresa Sell- junho -2003)