INTRODUÇÃO ÀS ORIGENS DO TAI CHI CHUAN

31/01/2018 17:49

    O Tai Chi Chuan foi transmitido pelo Imortal Chan San Feng. O imortal era nativo de I-Chou, na província de Liao-Tung. Seu estilo taoista era San-feng e ele nasceu durante o último período da dinastia Sung (960-1126). Ele tinha sete pés de altura, com ossos de um grou e a postura de um pinheiro. Seu rosto era como uma lua cheia, com testa bondosa e olhos generosos. Suas barbas tinham aparência de lâminas e no inverno e no verão ele usava o mesmo largo chapéu de bambu. Carregando um leque de crinas de cavalo, ele podia andar mil milhas por dia.

    Durante o reinado de Hung-wu (1º imperador, T’ai Tsu da dinastia Ming, 1368-1628), ele viajou para as montanhas de T’ai-ho em Szechawan para praticar as artes taoístas e estabelecer-se no Templo de Jade Void. Ele podia recitar os clássicos de cor depois de uma única leitura. No 27º ano do reinado e Hung-wu, ele viajou para as montanhas de Wudang em Hupei onde ele apreciou discutir os clássicos e filosofia com o povo local.

    Um dia ele estava em casa recitando os clássicos, quando um pássaro alegre pousou no pátio. Seu som era como notas de uma cítara. O imortal observou o pássaro de sua janela. O pássaro voando baixo como uma águia observava uma serpente enrolada no chão. A serpente olhou fixamente para ele, os dois começaram a lutar. Com um grito a ave precipitou-se para baixo, abrindo suas asas e batendo-as como um leque. A longa serpente sacudiu a cabeça, arremessando para cá e para lá, para escapar das asas do pássaro. A ave voou de volta para o topo da árvore, muito assustada e desconcertada. De novo, o pássaro se precipitou para baixo batendo as asas, e novamente a serpente contorceu-se e arremessou-se a salvo, tudo da posição enrolada. Isso ocorreu por um longo tempo sem um golpe decisivo.

    Depois de um tempo, o Imortal saiu, e o pássaro e a serpente desapareceram. Deste combate, o Imortal recebeu uma revelação - a forma circular era como um símbolo do Tai Chi, e continha o princípio do macio superando o rígido. Baseado nas transformações (Grande Supremo), ele desenvolveu o Tai Chi Chuan para cultivar a energia sexual Ching, ou Essência*, o Chi Energia Vital* e Shen o Espírito; movimento e quietude, diminuição e aumento, e incorporou os princípios do I Ching. Ele o transmitiu por várias gerações, e seu valor se tornou mais e mais apreciado. No templo da Nuvem Branca em Pequim há ainda um retrato do Imortal para os visitantes admirarem.

   

Uma História de Lu-Chan

    Quando o Mestre foi para a capital Pequim, sua fama espalhou-se por todos os lados. Havia um fluxo constante de artistas marciais chegando para apresentar seus cumprimentos. Um dia enquanto ele estava sentado em meditação, um monge chegou sem ser anunciado e o Mestre foi para os degraus para saudá-lo. Ele notou que o monge era poderosamente constituído e com mais de seis pés de altura. O monge saudou-o e expressou sua grande admiração. O Mestre estava para responder humildemente quando o monge “voou” até ele atacando-o com os punhos. O Mestre baixou levemente seu peito e com a sua palma direita bateu levemente no punho do monge. Como se golpeado por uma faísca de relâmpago, o monge olhando muito solene desculpou-se dizendo: -“Eu fui extremamente rude”.

    Mestre Yang convidou o monge para ficar para uma conversa e descobriu que seu nome era Ching-te e que ele era boxer de Shaolin. O monge importunou-o com infinitas perguntas. Ele perguntou: -“Há apenas um momento atrás, por que eu fui surpreendido e incapaz de exibir minha proeza?” “O Mestre respondeu:- “Isto é porque eu sempre estou em guarda.” O monge então perguntou:- “Como você foi capaz de reagir assim tão rapidamente?”O Mestre disse:- “Isso é chamado de emitir energia como se atirasse uma flecha.” O monge replicou:- “Eu estive em várias províncias, mas nunca encontrei nada semelhante, Senhor. Eu peço que me ensine o segredo da leveza e sensibilidade do Tai Chi.” O Mestre não respondeu a última pergunta do monge, mas viu um pardal voar através da cortina e circular próximo dele. Rapidamente ele apanhou a ave em sua mão e disse para o monge:- “Este pássaro é muito dócil e eu terei um pouco de prazer com ele.” Colocou o pássaro na palma de sua mão direita e acariciou-o gentilmente com sua mão esquerda. Então ele tirou completamente sua mão esquerda, e o pardal bateu as asas e tentou voar. O Mestre usou a técnica de “repentinamente esconder, e repentinamente revelar”, e o pardal foi incapaz de voar para fora. É por causa do descuido dessa espécie de aves, que todos devem primeiro aplicar a energia com os pés para levantar vôo. Os pés do pardal foram incapazes de descobrir um lugar para exercer o impulso e gradualmente fixar-se. O Mestre novamente acariciou-o e libertou-o, mas novamente ele não pode voar. Depois da terceira vez, o monge muito espantado exclamou:- “Sua arte é verdadeiramente milagrosa”! O Mestre riu e disse:- “Isso raramente merece ser chamado de milagroso.  Se você pratica Tai Chi por algum tempo, o corpo inteiro torna-se tão leve e sensível que o peso de uma pena não pode ser acrescentado sem colocá-lo em movimento, e uma mosca não pode pousar sem causar o mesmo efeito. Isso é tudo o que há.” O monge curvou-se respeitosamente, permaneceu por três dias e então partiu.

*Esclarecimentos da tradutora.

Teresa Adada Sell