Da Importância das Práticas Orientais, Taiji e Chi Kung na Saúde.

05/06/2017 20:30

Taiji Quan -Tai Chi-Chuan
Uma arte interna que se compõe de exercícios suaves, ritmados, encadeando posturas e respiração que movimentam a energia vital. Tai Chi Chuan Significa arte marcial do grande universo. Baseado no Tao - O Caminho- Representado como círculo onde há dois pares de opostos complementares. O Yin e o Yang presentes em toda a natureza. Da observação da natureza é que nasceu o Taiji. O macho, a fêmea, o claro, o escuro, acima, embaixo, contrair, expandir, dentro, fora, o dia, a noite. Não são contrários, porque dentro do Yang há um princípio de Yin, e dentro do Yin há um princípio de Yang. Pois que no auge da noite é que começa o dia e no auge do dia já começa a noite.

Esta percepção do mundo compreende a harmonia na complementaridade e não na oposição dos contrários. Taiji realiza seus movimentos desta forma.
Seu encadeamento é de natureza marcial podendo ser usado para defesa pessoal, nunca para o ataque.

Os movimentos do Tai Ji são uma meditação em movimento. Ou seja, não é uma meditação estática e não são movimentos apenas. Desta função marcial interna que focaliza a energia e não a força, os benefícios para a saúde são extraordinários: quase de imediato se percebe a flexibilização das juntas, a melhora no equilíbrio, na resistência. Benefícios na circulação do sangue e do Chi, pois a respiração é essencial na prática. Suas características são : Firmeza com Leveza, Com Vagar, Com Perseverança. Vários são os estilos, as escolas de Tai Chi. Seqüências curtas, longas.

Voltado mais para a saúde em nosso tempo e na característica da falta de tempo, mestres em Taiwan criaram uma seqüencia de 13 Posturas que envolve todas as direções de energia e as habilidades dos movimentos: avançar, recuar, pressionar, empurrar, etc. Mestre Woo de Brasília, criador do Being Tao*, ensina esta Forma na Praça da Harmonia, e passou estes ensinamentos ao nosso Grupo Wulin.

Quando o Tai Ji é realizado com plena consciência, com mente e corpo unidos estamos praticando ao mesmo tempo o Qi Gong- Chi Kung. Qi Gong um dos tesouros da cultura da China e importante ferramenta da medicina chinesa. Qi Gong- é a arte de trabalhar com a energia- com o cultivo e o controle do fluxo do QI (Chi). Qi- aproximadamente significa energia vital que existe no universo e está intimamente relacionado com o ar que o ser humano respira e ligado àsfunções do corpo humano. Há um ditado que diz: “O ser humano está vivo quando seu Qi cresce, mas cessa de viver quando seu Qi desaparece.”

Nascemos plenos de Qi mas no decorrer da vida vamos desgastando esta energia vital. O estilo de vida, a alimentação, a precariedade da respiração, as emoções destrutivas, a falta de movimento, são condições que contribuem para o desgaste desta Energia. Uma maneira de alimentar o Qi, além de contrapor o que causa seu desgaste são exercícios de Qi Gong e Tai Ji.

Os exercícios têm a função de nos reconectar com nossa energia pré-natal minimizando as influências externas, mantendo o Qi em equilíbrio. Assim, fortalecem a saúde de forma integral em seus aspectos físico, mental e espiritual.

A concepção da medicina chinesa dos Meridianos- canais de energia, dos Elementos ligados à Estações, a geração e destruição, dá uma visão ampla do significado de saúde e seus conteúdos físicos e emocionais. Exemplificando ligeiramente, os pulmões/intestino grosso estão relacionados à tristeza, os rins/bexiga ao medo, o fígado/vesícula biliar à raiva, o coração/intestino delgado à alegria, a preocupação ao baço-pâncreas/estômago.

A compreensão de saúde já contempla aspectos relacionados à mente. Falar de mente/corpo é da natureza desta visão de saúde. O corpo também visto como um todo e não seccionado em partes excludentes. Saúde é um estilo de vida, e não apenas ausência de doenças. Desta forma, não é suficiente ser forte, mas ter emoções harmoniosas e também moralidade. Ter ética como atitude na vida, faz parte do conceito de saúde para a medicina chinesa. O Qi Gong é um método que permite tomar consciência desta energia, disciplinar mente e corpo e não deixar o Qi estagnado. A Circulação do Qi envolve Posturas, Movimentos, Respiração e Pensamento.

Há séculos os chineses sabiam da importância do Pensamento na solução de problemas de saúde. Há um ditado “I Com Qi “ Intenção e Energia. Saber direcionar o pensamento, conduzindo o próprio movimento. Também são vários os estilos de Qi Gong. Saber concentrar a energia para melhor defesa numa arte externa também é possível. Mas na área da saúde, os benefícios destes exercícios repetitivos respiratórios, lentos, suaves, são profundos. Atuam tanto na musculatura, nos ligamentos e juntas como nos órgãos internos. Com o tempo vai se percebendo que se adoece menos, ou se recupera mais rapidamente.

A vitalidade e alegria de viver são reais.
Na prática do Qi Gong aprende-se :
1 - Concentrar a energia do Qi.
2- Fazer circular internamente esta energia pelos canais- os meridianos.
3- Emitir externamente esta energia.
Estas práticas trazem consciência corporal, mental e elevação espiritual. Nós percebemos que temos um laboratório interno à nossa disposição onde quer que vamos nós o carregamos juntos pra o bem ou para o mal. Depende de como cultivamos nossa mente, nosso espírito através de nosso corpo.
Dizia Pe. Mira, nosso Mestre: “É preciso ter um Corpo forte para conter um Espírito Ilimitado.”

 

*O QUE É BEING TAO?

Quem responde é o próprio mestre Woo: "Being Tao é um caminho de viver. É o jeito mais simples de dizer. Mas, para viver, primeiro é preciso que você tenha saúde. Saúde do corpo e do espírito - os dois têm que ter saúde. E, para ter saúde, o que é preciso? Ter alegria, ter esperança, ter bom apetite, dormir bem, ter o intestino funcionando bem. Isso simboliza a saúde. Mas Being Tao não é só saúde. Comer bem, dormir bem, intestino funcionar bem - até um porco já é assim. Nós somos humanos. Então, temos de "levantar o espírito", sentirmos que, como humanos neste mundo - os seres de mente e espírito mais altos, filhos de Deus - temos de construir, junto com Deus, um paraíso neste planeta. Isso se chama Being Tao. Hoje, os humanos estão arrogantes por causa do crescimento da ciência e da tecnologia. Faltam cultivar a mente e o espírito. Não estão apenas deixando de construir o paraíso neste planeta, mas estão estragando o planeta e podem chegar a destruí-lo. Então, Being Tao é estudar, pesquisar, treinar essas coisas. Construir um paraíso. Isso se chama Being Tao.”

Grata.
Que possamos todos juntos realizar, Um Caminho Iluminado.
Florianópolis, 29 de julho de 2016

Teresa Adada Sell-
Coordenadora do Grupo Wulin Práticas Orientais