CHANOYU - ARTE E FILOSOFIA

19/01/2013 21:23

“Chanoyu literalmente significa água quente para o chá e tem como objetivo uma comunhão tranqüila, informal entre o anfitrião e seus convidados.”(1)

Com estas palavras, o mestre de chá, Sen’ O Tanaka, presidente da Escola de Chá- Dai Nihon Chado Gakkai , da qual fazemos parte, inicia seu belíssimo livro- “The Tea Ceremony.”

O chá proveniente da China foi levado ao Japão por volta do século IX. O cultivo no Japão começou a partir do século XII com sementes levadas pelo monge zen- budista- Eisai, e encontrou na cidade de Kyoto terreno fértil para seu cultivo, favorecendo a expansão do hábito de beber o chá.

O Chanoyu foi idealizado e elaborado por mestres de chá, e tornou-se uma arte que leva em conta conhecimentos de arquitetura, de jardins, de utensílios de chá, de etiqueta, e de espiritualidade.

A partir do século XVI, o mestre Sen Rikyu aprimorou esta arte, constituindo-se o Chado- o caminho do chá- que se tornou uma expressão cultural tipicamente japonesa.

Como Chado, Rikyu estabeleceu princípios que norteiam a reunião, ou seja a Cerimônia de Chá.

No simples ato de preparar e oferecer uma taça de chá a um convidado, 4 princípios estão presentes:

Harmonia, Respeito, Pureza e Tranqüilidade

 

OS PRINCÍPIOS DO CHADO E A EDUCAÇÃO

O Respeito é parte fundamental como princípio. Todos convidados merecem igual atenção independente de sua posição social. Desaparece no recinto do Chá, quaisquer ostentação exterior. Todos adereços pessoais são retirados durante a Cerimônia.

A Pureza começa no cuidado com a boca e as mãos dos participantes. Estende-se ao cuidado e respeito aos objetos, ao ambiente físico, e à natureza presente nos arranjos de cada estação do ano.

A Harmonia -estabelece relações não autoritárias no recinto do chá, deixa de lado conversas inúteis e se concentra na contemplação da beleza.

A Tranqüilidade é o estado a que os participantes são levados durante a reunião. O encantamento que a serenidade da Cerimônia de Chá desperta nas pessoas em geral, mostra seu alcance espiritual. É uma forma tradicional, milenar, mas a aprendizagem de sua técnica contém um potencial educativo, importante aos jovens de hoje.

Porque em seus princípios:

O Respeito- ensina a importância de cada pessoa em sua individualidade, a disciplina, o auto-conhecimento, e auto-estima. No âmbito social procura o cuidado com o meio ambiente, com o bem comum.

A Pureza- se refere ao cuidado com seus pensamentos e emoções, a responsabilidade com seu próprio lixo, a manutenção da ordem do espaço comum.

A Harmonia- estabelece cuidadosas relações entre as pessoas, aprimorando qualidades de paciência e tolerância.

A Tranqüilidade- é o estado que se busca e se encontra ao praticar o Chanoyu. Treinando os movimentos sem dispersão, alimenta-se a energia que faz frente ao stress do cotidiano.

De forma gentil e requintada, a Cerimônia de Chá oferece a beleza aos sentidos, harmonia de emoções, melhora da coordenação motora, da atenção, e serenidade de espírito.

“Ichigo Ichie”- uma vida, uma vez. No preparo do chá, os movimentos embora ritualísticos não constituem uma repetição mecânica. Cada pessoa coloca seu corpo e seu espírito no que está fazendo. Nada se repete, um encontro é um encontro único, cada experiência é irrepetível como o são os gestos na Cerimônia. O Zen e a Cerimônia do Chá assim se encontram. Ao preparar e oferecer o chá o que é simples fica envolvido em contemplação e meditação. Mestre Rikyu assim dizia:“Que o Coração que busca seja seu mestre.”

A Cerimônia de Chá é uma arte de rara beleza. Sua solenidade leva todos participantes a um estado de recolhimento, atenção e serenidade.

 

Referências Bibliográficas:

1- O TANAKA, SEN -The Tea Ceremony- Tokyo, Kodansha International,2000.

2- VÁRIOS AUTORES- Do- A Essência da Cultura Japonesa- São Paulo,Centro Urasenke do Brasil, 2004.

 

Participação na Cerimônia

Os encontros da Cerimônia do Chá acontecem a cada 15 dias, regularmente em duas 5ªs feiras por mês, no horário das 16:30 às 18 hs.

Estão abertas inscrições para aulas de cerimônia do chá.

Se desejarem apenas assitirem a uma cerimônia, como convidados necessitam:

Trazer toalhinha para purificação de boca e mãos, calçar meias brancas, retirar adornos pessoais, contatar antes a professora Teresa ou Marilene.

 

FONTE: Teresa Adada Sell -inverno de 2005