A Função da Forma Solo do Tai Chi Chuan

01/06/2018 10:32

                    Durante anos muitos estudantes me faziam esta pergunta: como podem os movimentos do Tai Chi serem uma arte marcial? A questão é compreensível já que se entende uma arte marcial por mover-se rápido e com poder, e Tai Chi parece fazer oposto.

                    A Forma lenta do Tai Chi Solo tem várias funções. É usada com pleno sucesso para obter saúde em pessoas que têm doenças crônicas. Tem sido utilizada como meditação e aquietamento, e um hábito de grande relaxamento em face do stress moderno. Também tem sentido como comunicação com ambiente, a natureza e o ser.

                    Muito embora seja verdade  que esta disciplina tenha outros objetivos como: centrar, relaxar, a saúde e  longevidade, o Tai Chi é em primeiro lugar e principalmente uma arte marcial.

                    Precisamente porque é lenta, a Forma solo em Tai Chi permite que o corpo do praticante fique mais relaxado, solto e ágil. Para os mestres de Tai Chi o corpo ideal cultiva: flexibilidade, sossego, fluidez, vivacidade;  um corpo que é duro, estirado e inflexível é associado à morte. Quando um praticante de Tai Chi luta ele está alerta, flexível e sensível ao mesmo tempo, seu corpo responde a qualquer situação mesmo as imprevisíveis.

                     É definitivamente fácil para o professor e o estudante harmonizarem o corpo e corrigirem a postura se os movimentos forem mais lentos do que rápidos.

                     A Forma solo do Tai Chi Chuan também ensina um novo vocabulário. Ela é um princípio. O corpo começa a aprender um caminho diferente, um caminho relaxado de lutar. As técnicas corretas de combate são inerentes aos movimentos lentos, que podem ser desenvolvidas através do Tui-Shou. A Forma solo tem um excelente sentido de ensino-aprendizagem de técnicas combativas.

                    Freqüentemente se diz que os movimentos foram originalmente posturas isoladas e que alguém as colocou juntas como uma seqüência. Mesmo agora, instrutores silenciosos mostram sozinhos posturas isoladas para a luta, mas com a intenção de apenas demonstrar a posição correta.

                     Se o instrutor mostra a aplicação marcial o estudante não deve acreditar que é a única aplicação do movimento ou postura. Instrutores freqüentemente demonstram uma técnica de luta, mas é apenas para dar uma idéia das várias aplicações do movimento.

                     A demonstração não deve ser uma forma de limitar as possibilidades de outras aplicações em cada movimento, ou inibir o potencial de movimentos e a compreensão dos estudantes, e seu próprio desenvolvimento.

                    Geralmente se diz que as aplicações são infinitas. Há refinamentos e variações. Com a mudança do corpo as aplicações podem mudar, embora a postura seja basicamente a mesma. Além disso, para cada postura uma aplicação pode se coreografada em duas categorias, o aspecto Yang, ou “movimento aberto”, e o aspecto Yin, ou “movimento fechado.”

                 Dentro destes aspectos as técnicas de 8 mãos: Esquivar-se, Puxar para Trás, Pressionar, Empurrar, Puxar para Baixo, Quebrar, Bater com o Cotovelo, Bater com o Ombro, e suas muitas variações e aplicações combinadas.

                 Embora a demonstração de uma aplicação seja importante, ela imita a tendência do sistema externo que enfatiza a técnica física. Para mim, a aplicação física, como golpear é secundária. A ênfase no Taiji deve ser a circulação de energia- como maximizar o efeito do golpe. Uma ênfase mal empregada no treino e na aplicação da técnica pode ser auto-frustrante.

                 Muitas pessoas têm erroneamente aceitado os movimentos lentos da Forma solo como uma forma combativa. Entre os praticantes de Tai Chi é freqüente dizer que a Forma lenta é para o corpo enquanto o Tui-Shou (Push- Hands) é para a aplicação.

                 Depois que nós dominamos o corpo através do relaxamento total, cada movimento torna-se ágil e tem significado ofensivo e defensivo. Um praticante não confiará por muito tempo na aplicação de qualquer movimento individual, já que todas as respostas serão baseadas nos movimentos do oponente. Qualquer parte do corpo pode ser usada como uma espada para produzir ou deslocar o poder. É o que praticantes freqüentemente dizem, que quando a intenção está lá, também  o poder  estará.

                Um capacitado instrutor de Tai Chi não fala sobre aplicações o tempo todo. Melhor, ele fala sobre poder, e como desenvolver este poder, sobre poder combinado com o golpe.

                 Quando o corpo está livre e relaxado praticando a lenta Forma solo, o poder se desenvolve vindo da coordenação do corpo. Este poder não vem da tensão de alguma parte do corpo. Ele é resultado da coordenação total do corpo desenvolvida através da Forma lenta. Ela é muito explosiva: tão explosiva que pode lançar alguém 10 a 20 pés afora.

                 O extraordinário poder do Tai Chi é difícil para um iniciante compreender.

 

    Comentários  de Vicent Chu

      Tradução Profa. Teresa Sell/Grupo Wulin